sábado, 28 de março de 2009

Geração Blogue. Analise do Livro

“Geração Blogue”


Editora: Editorial Presença

Autor: Giuseppe Granieri
Giuseppe Granieri, um dos maiores especialistas italianos de comunicações e cultura digital. Durante muitos anos escreve sobre tecnologia e sociedade. Actualmente colabora como jornalista com diversas publicações do sector, entre as quais a Internet Pro, Internet News e Il Sole 24 Ore - @lfa. O escritor é bastante conhecido na blogosfera, onde escreve posts com frequência.

Resumo:
O livro aborda um tema bastante interessante que surgiu recentemente com o desenvolvimento colossal da Internet – os blogues.
O que é um blog? Qual é a sua utilidade? Como é que influencia o nosso mundo? São tudo perguntas às quais o autor tenta responder de modo a alertar o público para uma série de alterações que ocorrem à nossa volta. Os blogues têm um papel significativo na nossa comunicação, pois são um meio acessível a cada um de nós que nos permite expor a nossa opinião e efectuar um intercâmbio de informação sem sofrer de influências políticas, religiosas, entre outras.
O autor analisa outros temas ligados à “blogosfera”, como é o caso do “super Google” e do sistema político em que nós existimos, a chamada “democracia[AS1] ”…

Selecção de um texto
"A força desencadeada pelo átomo transformou tudo menos nossa forma de pensar. Por isso caminhamos para uma catástrofe sem igual".[AS2]
Albert Einstain

Excerto do livro:
“Os cidadãos dos países mais avançados não sabem muito do que acontece à sua volta. Têm mais sorte do que os antigos e certamente estão mais informados do que os seus contemporâneos do Terceiro Mundo. Contudo, vivem e participam na democracia através de “representação da realidade” bastante parcial.”




Comentário:


"Armas silenciosas para guerra tranquilas"[AS3]


Meios de comunicação – o império de imagens, sons, metáforas, informação e de manipulação de opinião pública. No mundo da democracia é difícil instalar uma tirania subtil, mas esta ditadura existe… Para dominar o povo devemos prometer-lhe liberdade e se os cidadãos acreditam que são livres nas suas escolhas, actos e nas suas mentes a tirania atinge o auge da sua eficácia. Os meios de comunicação são as portas para as mentes das pessoas, a sua função é informar e a partir desta informação as pessoas formam a sua opinião, mas se derrubar os factos conseguimos alterar a concepção do mundo da maior parte de população. O que acontece é que os meios de informação são frequentemente subjectivos e tendenciosos.
No ambiente de globalização mundial, o produto mais valioso é a informação, quem controla a informação controla tudo. Neste mundo, os canais televisivos são ferramentas de manipulação de governos e, por sua vez, os políticos são marionetes de “grandes senhores”. Estes homens governam este mundo, efectivamente. Têm um poder económico colossal e toda vida política, económica e militar do planeta não passa de um “Grande Jogo” de um grupinho restrito de seres humanos. Por exemplo, a Revolução de 1910 tinha como os principais ideólogos e apoiantes duas organizações secretas (Maçonaria e Carbonaria), desde 1935 até a actualidade o símbolo da Maçonaria encontra-se gravado na moeda de E.U.A.. Tudo isso leva a crer que existem forças que nos controlam. O livro”Geração Blogue” refere o caso de motores de busca, como o Google e Yahoo, que guardam a informação sobre todas as pesquisas que nós fazemos no dia-a-dia. A posterior utilização desta informação é o assunto que não podemos controlar e que nos transcende completamente. O cartão de crédito, um objecto tão útil e tão comum, mas não passa pela cabeça de nenhum utilizador de multibanco que assim que ele utiliza o seu cartão de credito toda sua informação pessoal fica quadrada num super-computados de Serviços de Segurança dos E.U.A..
Nestas condições, um indivíduo é controlado e manipulado. Todo a nossa “liberdade” é uma ilusão que acaba por capturar cada um de nós. A maioria dos conflitos, revoluções e reformas não são declaradas. Nós agimos conforme fomos ensinados, somos apenas meios para certas pessoas ou organizações atingirem os seus objectivos. A opinião pública é manipulada pelos meios de comunicação e aqueles que estão contra acabam por ser esquecidos. As pessoas que são contra o regime sempre foram perseguidas. Antigamente, a maioria dos opositores desistiam das suas ideias ou acabavam a vida na guilhotina, no século XX eram eliminadas fisicamente, mas na actualidade a forma mais eficaz de fazer esquecer “as vozes antagonistas” é fazer não acreditar. Mesmo as pessoas reconhecidas podem ser levadas ao mais ridículo, culpadas de crimes mais amorais ou, simplesmente, proibidas de aparecer na televisão, rádio, etc.. Para afastar o público de problemas globais são criados outros problemas sintéticos de pouca relevância mas que acabam de parecer as catástrofes colossais depois de uma intensa divulgação. Existem teorias que afirmam que o atentado de 11 de Setembro e a Guerra de Iraque foram provocados por serviços de segurança de EUA para afastar a atenção pública para problemas económicas que oito anos mais tarde transformaram-se numa crise económica e financeira mundial. É curial dizer que o documentário que analisava os acontecimentos de 11 de Setembro e que referiu alguns factos desfavoráveis a reputação de presidente Bush foi proibido nos EUA ao nível federal.
Quando um simples indivíduo critica o Estado este não se sente minimamente ameaçado, pois a divulgação de opinião pessoas é extremamente difícil se recorrermos aos canais televisivos. Nestas condições, o desenvolvimento tecnológico e a expansão de Internet é maná para maioria de pessoas. Os blogs são um produto de interacção da cultura e tecnologia. A Internet é o único meio de comunicação que não pode ser sujeito à censura total, blogs são uma possibilidade real e acessível a todos de exprimir a sua opinião pessoal. O intercâmbio de informação sob a forma de opiniões, impressões, experiências e factos acelera o desenvolvimento da inteligência colectiva. Cada um de nós possui nas suas mãos uma ferramenta para mudar o mundo a sua volta. Acredito que é possível alterar parcialmente a nossa realidade, a única condição é ter um pensamento criativo que limita o controlo sobre o indivíduo e não hesitar na decisão.Neste perspectiva o livro “Geração Blogue” fornece um breve, mas bastante informativo esclarecimento sobre o fenómeno conhecido como blogs. O seu objectivo é informar e alertar o leitor. De facto, o desenvolvimento tecnológico altera tudo, mas não é capaz de mudar a nossa forma de pensar o que pode levar-nos a uma catástrofe sem igual. A informação pode ser a cura da ignorância ou uma arma silenciosa numa guerra imperceptível. Neste momento não me parece que somos livres nas nossas escolhas, mas como seres potencialmente racionais podemos conquistar a liberdade. Essa conquista não requer um esforço militar, mas sim um esforço mental colectivo.

[AS1]O autor considera a democracia o sistema governamental mais justo, entretanto aponta para uma deturpação de ideais democráticos realizada pelos políticos o que provoca um funcionamento deficiente do sistema e prejudica os direitos de indivíduos.

[AS2]O nível de conhecimento científico tem vindo a aumentar, mas isso não influencia o nosso nível de consciência colectiva e de sabedoria. Actualmente, continuamos a praticar uma política de auto-destruição utilizando a maioria de descobertas cientificas como meios de agressão militar.

[AS3]Existe um livro que aborda o tema de manipulação de população através da linguagem utilizada nos meios de comunicação

Anastasiya Strembitska

Fevereiro/Março de 2009