quinta-feira, 21 de agosto de 2008

As Vinhas da Ira


O livro “As Vinhas da Ira”, de John Steinbeck, é um romance que relata a viagem em busca de melhores condições de vida feito pela uma família, mas que representa uma grande parte na nação americana durante anos 30. Os Joads são uma amostra da sociedade que estava perante uma crise. A sua vida é a vida de milhões de pessoas, por isso o autor tenta descrever ao pormenor o quotidiano das pessoas, o percurso dos heróis principais e as emoções. O desespero e a miséria é o fundo da história, são o segundo plano, enquanto o primeiro é a viajem dos Joads. O autor muitas vezes é simbólico, mas a sua obra é o retrato da realidade. Grande importância têm os capítulos intermédios, que afastam-se da história dos Joads e retratam a situação interna dos EUA. É uma das maiores epopeias do século XX, com o melhor analise sócio-económica que descreve a vida dos trabalhadores-migrantes.
Este livro descreve as consequências de Grande Depressão, fala de economia de uma maneira que nos conseguimos entender, exemplificando os fenómenos económicos. Por outro lado há partes que chocam pela sua sinceridade, pois volto a dizer que o autor retrata a vida tal como ela é. A conclusão que podemos tirar é que até nas situações de maior desespero ou quando estamos na miséria não podemos perder a fé, não podemos deixar de ser humanos. Sempre temos que ajudar aos outros, independentemente do nosso estado, porque é o altruísmo e dignidade que nos distinguem dos animais irracionais.





Uma citação do livro que demonstra o estado psicológico dos pessoas expulsas da sua terra:
“Somos apenas a raiva que sentimos quando nos expulsaram das nossas terras, quando o tractor derrubou as nossas casas. E assim seremos até à morte. Para a Califórnia ou para outra região qualquer – cada ma de nós é um tambor e dirigir uma carga de armaduras, caminhando com a nossa desgraça. E, algum dia, os exércitos de amargura irão pelo mesmo caminho. E todos caminharão juntos, e haverá, então em terror de morte.”
Anastasiya Strembitska

0 comentários: