sábado, 16 de agosto de 2008

O Mestre e Margarida



Este romance é composto por três histórias interligadas entre si. Começa com a chegada do Diabo a Moscovo, que provoca vários reflexos na vida da população. Depois aparece uma história de amor entre um escritor (Mestre) e uma mulher já casada (Margarida). Terceira história passa-se no passado e é sobre o Pontio Pilates, cuja decisão foi condicionante para a vida do Cristo.


Um romance ou uma critica à Sociedade?
O Diabo é acompanhado pela morte, que praticamente não intervém na acção, mas que faz parte da nossa visão do mundo espiritual. O Diabo é normalmente representado como algo que assusta e sempre está relacionado com o mal. De facto não é nenhum monstro, pois é um anjo caído, anjo Lúcifer. No livro o Diabo apresenta a si próprio como o Dr. Woland.
A personagem mais cómica e irónica é o do Hipopótamo. Na verdade não passa dum gato preto com excessivo peso, mas é um dos companheiros do Diabo.
Na Idade da Escuridão os gatos eram perseguidos e queimados nas fogueiras, pois pensava-se que acompanhavam as bruxas e faziam parte dos rituais satânicos.
Os vampiros são as criaturas, normalmente nocturnas, que se alimentam do sangue dos vivos. É curioso que estas personagens mitológicas são existentes em quase todas as culturas, na China têm formato duma esfera de luz, na África mordem as suas vítimas no polegar, na Rússia podem ser destruídos apenas com fogo.
A Gekla é uma companheira do Diabo, tem o cabelo ruivo, olhos verdes e um profundo corte no pescoço, na realidade é uma vampira.
O Mestre é um escritor que escreve a biografia do Pontio Pilates, sua amante, Margarida já esta casada, mas faz tudo para ficar com o Mestre, abandona o seu marido, faz um acordo com o Diabo e transforma-se numa Bruxa.
Na realidade o termo “bruxa” significa uma mulher sabia, ao longo dos anos vai adquirir outro significado. Nas Idade Media foram perseguidas e queimadas varias mulheres, mas isso não passava de descriminação das mulheres.
Anastasiya Strembitska

0 comentários: