sábado, 16 de agosto de 2008

Cosmos, de Carl Sagan



Cosmos
Carl Sagan

Carl Edward Sagan nasceu em Nova Iorque, no dia 9 de Novembro de 1934. Foi casado com Ann Rduyan, que ajudou-lhe nas suas investigações científicas e a quem Sagan dedicou o livro “Cosmos”. Carl Sagan era cientista, biólogo e astrónomo dos EUA. Trabalhou nos campos como astrofísica e astroquímica. Foi pioneiro na exobiologia. Ocupou o cargo de consultor e conselheiro da NASA. Obteve grande sucesso na divulgação da astronomia, através da serie de televisão “Cosmos” e, posteriormente, livro “Cosmos”. Morreu no dia 20 de Dezembro de 1996.
Na década de 80 a informação não era tão acessível como actualmente, o conhecimento era privilégio dos aqueles que dedicaram sua vida à ciência. Na época as pessoas achavam que Marte tinha paisagens quase idênticas as nossas, não tinham conhecimento de grandiosidade do nosso Universo, a astronomia era uma ciência pouco divulgada, o que criava especulações e ideias absurdas. A serie de televisão e o livro “Cosmos” de Carl Sagan foram tentativas de desmistificar alguns enigmas do Universo e divulgar os conhecimentos da astronomia entra as populações.


O leitor navega no Universo à velocidade de luz, desde ponto mais distante até ao nosso planeta Terra, esquecendo os limites tecnológicos e transformando a energia em matéria e o inverso. Neste papiro o autor descreve a impressionante dimensão dos corpos celestes, faz cronologia das suas vidas e apresenta ao leitor as diversas hipóteses de origem do Universo. Depois o plano principal de acção passa para Terra, onde sobram ainda vários mistérios, como a evolução das espécies e o funcionamento do cérebro humano que é considerado o centro de conhecimento. Carl Sagan descreve a evolução da Astrologia até a Astronomia, sendo isso a prova do progresso da humanidade. O autor coloca a hipótese da existência dos seres vivos nos exo-planetas. A nossa viagem também passa pelos planetas e planetóides (satélites) do Sistema Solar, são nós apresentados mundos totalmente distintos do nosso, mas a sua exclusividade é a sua maior vantagem.

Autor: Anastasiya Strembitska



0 comentários: